instrumentação
Descrição:
O Sensor Capacitivo SCR é um dispositivo eletrônico para controle de nível de líquidos, massas ou granulados. Seu princípio de operação é baseado nas características capacitivas dos corpos. Sua operação é interfaceada pelo RPC, o qual provê sua alimentação e traduz seu sinal de controle em comutação de um contato de saída para o acionamento de cargas (contatos SPDT). Seu processo de produção é realizado através do mais sofisticado sistema SMT, que permite maior produtividade, melhor desempenho do circuito em relação sinal-ruído e conseqüentemente melhor produto.
Aplicação
São utilizados como sensores no controle de níveis de pó, de granulados, de líquidos não condutores e como sensores detectores de objetos, sendo específico para utilização como sensores do RPS
Modo de Funcionamento
O SCR opera detectando a variação da capacitância do meio logo à frente de sua face. Sua versatilidade de uso permite ser empregado na detecção de líquidos, granulados, massas em geral e como chave de fim de curso. O SCR pode ser instalado dependurado ou rosqueado. Em sua parte posterior, pode ser visto um knob que permite o ajuste da sensibilidade de detecção (0 a 40mm de seu frontal). Quanto à sinalização, o SCR possui dois modelos: o SCR-01/11, que envia um nível alto na saída de controle sempre que detecta uma massa à sua frente e o SCR- 03/13, de operação inversa, que em condição normal mantém a saída de controle em nível alto e comuta para nível baixo sempre que detecta uma massa à sua frente.
Obs.: Toda a instalação elétrica deve ser feita com a rede desenergizada.
Esquemas de Ligação
Exemplos de Aplicação
MEDIDOPR DE NIVEL HIDROSTATICO