instrumentação
Diagrama esquemático de um tubo de Pitot
Por ser baseado na equação de Bernoulli, o tubo de Pitot só funciona com fluidos incompressíveis e com viscosidade nula. No entanto, a velocidades baixas (Mach < 0,3 ≈ 100 m/s ≈ 360 km/h), o ar rarefeito a elevadas altitudes pode ser aproximado por esse modelo. Assim, o tubo de Pitot é muito usado para medir a velocidade de aviões.
Nota: Atualmente em Pitometria para medição de vazão de águas no setor de saneamento utiliza-se ao invés de colunas de água, um dispositivo eletrônico com trandutores de pressão, chamado maleta de pitometria, cuja utilização tona mais dinâmica a leitura e conversão de fatores coletados com a pitometria.
O sensor Pt-100 é um tipo de termorresistência que mede a temperatura pela correlação da sua resistência elétrica com a temperatura. A maioria destes sensores é feita a partir de uma espiral de fio fino montada num suporte cerâmico ou de vidro. Possuem natureza frágil e necessitam ser instalados em bainhas protetoras.
O Pt-100 é geralmente considerado como o mais exato sensor de temperatura industrial disponível, além de proporcionar excelente estabilidade e repetibilidade. Os métodos de utilização de resistências para medição de temperatura iniciaram-se por volta de 1835,