Instrumentação
Disciplina: Qualidade de Vida e Saúde Professor: Ubirajara Rigotti
Posição Oficial da SBME
Atividade Física e Saúde
Este é um resumo de um artigo construído por dez membros da Sociedade Brasileira de Medicina Estética – SBME. Foram retiradas as principais informações para que qualquer pessoa seja ela, sadia ou sedentária, e possa desenvolver ou se inspirar num programa adequado de atividades físicas para ter uma saúde ainda melhor.
A saúde e a qualidade de vida do homem podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular de atividade física. Caso você não tenha hábito de praticar atividades físicas ou qualquer tipo de esporte, pode ser que tenha predisposição a ter algum tipo de problema de saúde ou doenças cardiovasculares, aquelas ligadas ao coração, ou até mesmo ficar obeso nessa condição de sedentarismo.
O sedentarismo é condição indesejável e representa risco para a saúde. Os malefícios do sedentarismo superam em muito as eventuais complicações decorrentes da prática de exercícios físicos, os quais, portanto, apresentam uma interessantíssima relação risco/benefício.
O incremento da atividade física de uma população contribui decisivamente para a saúde pública, com forte impacto na redução dos custos com tratamentos, inclusive hospitalares, uma das razões de seus consideráveis benefícios sociais, além de motivar as pessoas a fazer coisas boas.
Os riscos para a saúde, particularmente os de natureza cardiovascular, decorrentes do exercício físico moderado são extremamente baixos e podem tornar-se ainda mais reduzidas por uma avaliação de pré-participação criteriosa, que permita uma prática orientada. Indivíduos sintomáticos e/ou com importantes fatores de risco para doenças cardiovasculares, metabólicas, pulmonares e do sistema locomotor, que poderiam ser agravadas pela atividade física, exigem avaliação médica especializada, para definição objetiva de eventuais restrições e a