INSTRUMENTAÇÃO E MEDIDAS ELÉTRICAS
Diretoria de Educação a Distância IFCE / DEAD
Atividade 2
INSTRUMENTAÇÃO E MEDIDAS ELÉTRICAS
Nome: Anderson Pereira de Sousa Silva
Curso: Eletrotécnica
Pólo: Horizonte
1) Qual o princípio de funcionamento de um galvanômetro ?
O princípio de funcionamento do galvanômetro se dá pela passagem de uma corrente elétrica sobre sua bobina, criando um campo magnético e conseqüentemente um torque sobre a bobina, tendo como resultado a deflexão do ponteiro. Ao cessar a corrente, o torque restaurador da mola leva o ponteiro a sua posição de equilíbrio (zero da escala), levando-nos a concluir que a deflexão do galvanômetro é diretamente proporcional a corrente elétrica que passa pela sua bobina. Se a bobina obedecer à lei de Ohm, podemos concluir que a deflexão do ponteiro também é proporcional à voltagem entre os terminais da bobina.
2) O que é sensibilidade de voltímetro analógico? O quê este valor influencia na qualidade do instrumento?
A sensibilidade determina qual a impedância do equipamento em cada escala de tensão. Quanto maior este índice melhor será o equipamento, pois menor será sua interferência no circuito durante uma medição.
3) Qual é a diferença entre um voltímetro “true RMS” e um que não é? O termo “RMS” refere-se a instrumentos com sistema de medida por “resposta média”, no qual o sinal medido é convertido para o valor médio e então multiplicado por 2.22, e mostrado como valor RMS da onda senoidal.
O termo “True-RMS” refere-se a instrumentos com sistema de medida por “integração”, no qual o sinal medido é convertido para o valor DC relativo a qualquer tipo de forma de onda de tensão ou corrente AC.
4) O que é o erro de carregamento? Dê um exemplo.
Erro de carregamento é um erro introduzido no momento da medição, o instrumento interfere