Instrumentação Geotécnica
PROVA PARCIAL II
SÃO LUÍS – MARANHÃO
28 / NOVEMBRO / 2013
FACULDADE PITÁGORAS
DISCIPLINA – MECÂNICA DOS SOLOS I
MESTRE – WALLACE ALLAN
GRADUANDO EM ENGENHARIA CIVIL
PERÍODO – 7º
INSTRUMENTAÇÃO GEOTÉCNICA
Trabalho referente a obtenção da segunda nota parcial do bimestre, relacionada a cadeira, MECÂNICA DOS SOLOS I.
SÃO LUÍS – MARANHÃO
28 / NOVEMBRO / 2013
APRESENTAÇÃO
Estudos de INSTRUMENTAÇÃO GEOTÉCNICA. Esta ciência lida com a interferência de obras de infra-estrutura de qualquer natureza com a sua fundação, seja ela em solo ou rocha. O Engenheiro Geotécnico atua em projectos de escavação, túneis, compactação de aterros, tratamentos de fundações, instrumentação de obras, percolação de fluxos em solos e rochas, contenções entre outros. A geotécnia também está ligada à terramecânica, à petrologia e à todos os ramos da geologia de uma forma geral.
E conceituando, todo esse estudo que esta ligado a mecânica dos solos, que é uma disciplina da engenharia civil que procura prever o comportamento de maciços terrosos quando sujeitos a solicitações provocadas, por exemplo, por obras de engenharia.
Karl von Terzaghi é internacionalmente reconhecido como o fundador da mecânica dos solos, pois seu trabalho sobre adensamento de solos é considerado o marco inicial deste novo ramo da ciência na engenharia.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre estudos e pesquisas de instrumentação geotécnica, que juntos elabaram um plano de entendimento do conjunto que se formam os solos e suas principais caracteristicas. O foco é demonstrar, sua aplicabilidade e funcionalidade, nas mais diversas áreas que abrangem o seu composto, que envolvem técnicas, equipamentos e novas tecnologias.
Para o acompanhamento deste estudo GEOTÉCNICO, precisamos