Instrumentação digital e analogica
Campus Regional – Instituto Politécnico
Graduação: Engenharia Mecânica
Trabalho de Instrumentação e Experimentação
Instrumentação Analógica e Digital
Nathalie B. Barbato
Introdução
Cada vez mais há a exigência de qualidade dos produtos finais que saem das industrias, e para que as industrias estejam à altura desse nível de exigência é necessário o monitoramento de todo o processo de fabricação.
Em qualquer processo industrial se tem a necessidade do controle desses processos. Esse controle se dá por meio de medições e controle de variáveis como, por exemplo, pH, pressão, vazão, temperatura, velocidade, etc.
Essas variáveis devem ser medidas e controladas dentro dos limites necessários e ainda manter uma boa qualidade final dos produtos.
Para se controlar essas variáveis são necessários instrumentos de medição, comparação e controle.
Antigamente esse controle era feito por instrumentos mais simples como termômetros, manômetros, etc. Hoje em dia, com a evolução da computação, eletrônica e mecânica, os operários estão cada vez menos utilizando operações manuais.
Os equipamentos utilizados para esse controle são divididos em analógicos e digitais. Na natureza os sinais são analógicos, o sinal digital foi “criado” pelo homem.
O sinal analógicos é qualquer sinal cuja variação é contínua no tempo, enquanto o digital caracteriza-se pela descontinuidade.
Qualidade da medição: Erro, precisão e exatidão
Erro é a diferença entre o valor real em relação ao valor medido pelo instrumento utilizado. Quando a variável alternar seu valor ao longo do tempo, haverá um atraso em relação ao valor real. Essa diferença é chamada de erro dinâmico. Nenhuma medição é totalmente isenta de erros e muitos são fatores que contribuem para uma medição incorreta, tais como: * Operador que está medindo * Método de medição * Instrumento utilizado * Condições externas * Padrão
Podemos classificar erros como erros