Instrumentaçao industrial
CONCEITO:
A vazão é definida como a quantidade de um fluido que passa em uma determinada seção em uma tubulação em uma unidade de tempo.
PLACA DE ORIFÍCIO:
A placa de orifício é o tipo de elemento é o tipo de elemento primário mais comum para a medição de vazão, pelo método de pressão diferencial.
É um dispositivo simples e pode ser fabricado com boa precisão dimensional. A forma mais comum é a de um disco de metal com um furo excêntrico e uma haste lateral, que serve para manutenção e para inscrição de dados de identificação.
Funciona como uma restrição na tubulação e quando um fluido passa através dela, provoca uma pressão diferencial que será medida e relacionada com a vazão.
A vazão é o proporcional a raiz quadrada da pressão diferencial e pode ser definida pela formula simplificada abaixo:
Onde:
Q = vazão
K = Constante
P = Pressão diferencial
As principais “vantagens” das placas de orifício são:
A simplicidade do instrumento.
A sua robustez.
Custo relativamente baixo.
Porém possui também algumas desvantagens, dentre elas:
Possui perda de carga não desprezível
Possui baixa largura de faixa.
Atualmente existem equipamentos mais modernos
TUBO DE VENTURI:
O tubo de venturi tem o seu funcionamento bem semelhante ao da placa de orifício. Consta de um tubo, que tem uma seção cônica de diâmetro decrescente na entrada, uma seção paralela no centro e uma seção cônica de diâmetro decrescente na saída. Funciona também como uma restrição na tubulação e na passagem do fluido provoca uma pressão diferencial que é medida e relacionada com a vazão.
Suas principais vantagens em relação á placa de orifício é que a perda de carga permanente é bem menor, pois não possuem mudanças bruscas de seção e também não possuem cantos em que possa haver acumulo de sedimentos. Por este motivo, ele é freqüentemente utilizado em medição de líquidos que contem sólidos em suspensão.
TUBO DE PITOT:
O tubo de pitot é