instrumentalização
1
1) Analisando os itens a seguir em relação ao ISSN (International Standard Serial Number):
I. Versões de periódicos em meios físicos diferentes devem, cada uma, ter seu próprio ISSN e versões em diferentes idiomas devem ter o mesmo código.
II. O código ISSN é operacionalizado por uma rede internacional, a qual mantém uma base de dados mundial de controle de publicações seriadas, no Brasil o órgão representante é a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
III. O ISSN é um código atribuído a publicações que ocorrem com certa periodicidade, definido pela ISO 3297.
IV. Quaisquer mudanças no periódico devem ser informadas ao Centro Brasileiro do ISSN (CBI), que avaliará a necessidade de atribuição de novo código ISSN.
É possível afirmar que:
Peso: 1.0
A) Os itens I e II estão corretos.
B) Os itens I, II e III estão corretos.
C) Os itens II, e III estão corretos.
D) Os itens II, III e IV estão corretos.
E) Os itens III e IV estão corretos.
2
2) Um aluno estava fazendo uma pesquisa sobre a Medicina no Brasil. Ao iniciar a pesquisa acessou o MemorialEAD, através do endereço eletrônico: www.memorialead.com.br, lá encontrou um artigo A Pesquisa na Internet, clicou nele e encontrou um link para o Portal Scielo.
No item Pesquisa Artigos, usou o método INTEGRADA, digitou na caixa de pesquisa Medicina no Brasil, no campo onde manteve REGIONAL e clicou em Pesquisar.
Como resultado encontrou o artigo: A medicina no Brasil Imperial: clima, parasitos e patologia tropical. Clicou no título e constatou que o artigo foi publicado na Revista Virtual CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA,cujo código ISSN é:
Peso: 1.0
A) Print version ISSN 2367-752X
B) Print version ISSN 9158-3264
C) Print version ISSN 4876-2129
D) Print version ISSN 0102-311X
E) Print version ISSN 0852-326X
3
3) Analisando os itens a seguir em relação aos Periódicos:
I. Os periódicos possuem