Institutogamaliel
http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/o-ensino-da-graca/teologia
O Ensino da Graça
A idéia da santificação progressiva, ou a idéia de que a santificação pode ser ‘melhorada’ pelo homem mediante uma ‘completa’ dedicação de sua vida, renúncia pessoal e auto-jugamento de suas ações não é bíblica. Após observar os argumentos que dá base de sustentação a teoria da santificação progressiva, surgem as pergntas: O cristão é santificado através de auto-julgamento? É possível renunciar ao pecado? O que é seguir a santidade?
“Pois a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas, para que vivamos neste presente século sóbria, justa e piedosamente…” ( Tt 2:11 -12)
O Que a Graça Ensina?
Observe este comentário:
“Somos santificados através do auto-julgamento, da renuncia pessoal ao pecado e do seguir após a santidade.
D. D. – A santificação é efetuada ao passo que o crente desenvolve sua salvação, cônscio da operação de Deus em seu íntimo” Teologia Elementar – E. H. BANCROFT- Pág 265, 10ª Impressão.
O versículo acima é utilizado como base de apoio a idéia da santificação progressiva, ou a idéia de que a santificação pode ser ‘melhorada’ pelo homem mediante uma ‘completa’ dedicação de sua vida, renúncia pessoal e auto-jugamento de suas ações. Após observar os argumentos que dá base de sustentação a teoria da santificação progressiva, surgem as pergntas: O cristão é santificado através de auto-julgamento? É possível renunciar ao pecado? O que é seguir a santidade?
Entretanto, Tito 2:11 à 12 demonstra o contrário. O apóstolo Paulo em sua carta exorta sobre o que Tito deveria falar aos cristãos sob sua responsabilidade ( Tt 2:1 -10). As determinações que deveriam ser passadas por Tito tinham um objetivo: que em tudo os cristãos fossem um “adorno” à doutrina de Deus (v. 10).
Dai decorre a seguinte verdade: Cristo trouxe salvação a todos os homens através da verdade do