Instituto
Mecanismo de ação do hipoclorito de sódio
Mecanismo de ação da solução irrigadora
As substancias químicas são empregadas no preparo dos canais radiculares como auxiliadores da instrumentação e como soluções irrigadoras.
Os agentes tensoativos ( diminuem a tensão superficial )são: hipoclorito de sódio e detergentes.
Capilaridade: é o poder de o liquido se elevar em tubos capilares ou entre duas superfícies próximas entre si. Inversamente proporcional a tensão superficial, traduz o comportamento do líquido em reentrâncias ou ramificações.
Atividade de solvente de tecido é a capacidade de dissolução de matéria orgânica.
Depende de vários fatores: relação entre o volume de solução e a massa de tecido orgânico; área de contato com os tecidos; tempo de ação; temperatura da solução; agitação mecânica; concentração da solução e frequência da renovação da solução no interior do canal radicular.
Atividade antimicrobiana: a limpeza e a desinfecção dos sistemas de canais radiculares são mediadas pela ação mecânica dos instrumentos, ação antimicrobiana das soluções químicas auxiliares da instrumentação e pelo fluxo e refluxo da solução irrigadora.
Atividade quelante: o mecanismo de desmineralização da dentina ocorre por quelação.
Definida pela incorporação de um íon metálico em uma cadeia fechada heterocíclica, na qual o metal é ligado por 2 ou mais íons, dentro do complexo molecular chamado ligante....
Quelantes na forma de solução aquosa são mais eficiente.
O efeito descalcificante do quelante resulta numa menor resistência dentinária a ação de corte dos instrumentos endodônticos durante a instrumentação. Os quelantes diminuem o desgaste e preservam a capacidade de corte dos instrumentos.
Biocompatibilidade:
É fundamental que a substancia química auxiliar da instrumentação seja dotada de atividade solvente de tecido vivo ou necrosado e de atividade antimicrobiana.
Hipoclorito de sódio (NaOH): a dissolução de tecido