Instituto Teológico Quadrangular
Jo 5:1-9
Introdução:
Betesda significa, para alguns estudiosos, “Casa de misericórdia”
O Tanque de Betesda era localizado, segundo Flávio Josefo, em Jerusalém, ao norte do Templo, próximo ao mercado das ovelhas.
Em escavações nesta região, no ano de 1888, o professor e arqueólogo, Dr. Conrad Schick, achou um grande tanque com cinco pavilhões (degraus), que levavam a uma parte mais baixa, onde havia água.
Em uma de suas paredes havia a pintura de um anjo no ato de movimentar as águas! Segundo o credo e tradição judaica, de tempos em tempos, um anjo descia naquele tanque e movimentava as águas.
O primeiro que entrasse no tanque após o movimento, era curado de qualquer enfermidade! Assim se arregimentavam grandes quantidades de pessoas, esperando receber algo através de um ato místico.
Esse é um dos textos mais conhecidos do livro de João. Mas, o que nós podemos aprender com um fato quase 2.000 anos distante de nós?
Quais as lições que podemos tirar do milagre que Jesus realizou no tanque de Betesda: vejamos
1 lição Estar no Lugar certo
A primeira lição que devemos aprender com o milagre é de que temos de ter a consciência de que:
Para certas coisas acontecerem em nossa vida precisamos estar no lugar certo.
Quantos lugares havia em Jerusalém, naquela época para um paralítico estar? Vários: sua casa, seu quarto, numa rua pedindo esmolas, coisa comum naqueles dias…
Mas, ele estava junto ao tanque, à espera de um milagre.
Ei! Se você, quer ver o milagre acontecer em sua vida, não fique acomodado.
É momento de sair do comodismo, mesmo diante das dificuldades, e ir ao encontro de seu milagre, pelo menos ir para onde você sabe que tem milagre acontecendo.
Lembrei-me do cego Bartimeu que vivia mendigando à beira do caminho de jerico , quando Bartimeu soube que Jesus estava passando pelo caminho de jerico, a primeira ação daquele homem foi colocar-se no lugar certo
Ele estava