instituto ethos
Recentes e vantajosas oportunidades de financiamento auxiliam e dispensam um empreendedor de aplicar seus próprios recursos.
Quais as formas de financiamento para Projetos de EE ?
BNDES – Banco de Desenvolvimento Econômico e Social: PROESCO, que financia projetos que comprovadamente contribuam para a economia de energia e água. Destacamos os projetos que utilizam equipamentos com tecnologia mais eficiente, tais como: lâmpadas motores elétricos controladores de velocidade variável bombas aquecedores ventiladores refrigeradores sistemas de ar condicionado fornos e fornalhas caldeiras e sistemas de vapor sistemas de cogeração sistemas automatizados de gerenciamento de energia
FINEM, de apoio a empreendimentos, que financia projetos de implantação, expansão e modernização, incluída a aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, credenciados pelo BNDES, bem como a importação de maquinários e capital de giro associado, realizados diretamente ou através das instituições financeiras credenciadas.
E também: Bancos Públicos e Privados.
FINEP.
Fundos Constitucionais de Financiamento, voltados para atividades nos setores agropecuário, mineral, industrial, agroindustrial, turístico, comercial e de serviços das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, como:
- FNO Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (via Banco da Amazônia e apenas região norte)
- FNE Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (via Banco do Nordeste e apenas região nordeste)
- FCO Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (via Banco do Brasil e apenas na região centro-oeste).
Fundos Particulares de Investimentos, geralmente associados diretamente a uma ESCO.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
PROESCO, que financia projetos que comprovadamente contribuam