Instituto Educacional Ruimar Gomes
Turma de Pedagogia (D)
Sociologia Geral
Priscila Abrantes Paula
Síntese dos Pensamentos Clássicos da Sociologia
(AUGUSTE COMTE 1798-1857)
Tendo como principal representante e sistematizador o pensador francês Auguste Comte o positivismo foi o objeto, a definir a especificidade do estudo científico da sociedade. Como escola filosófica, derivou do “cientificismo”, isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo.
Com esse conhecimento pretendia-se substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais—até então—o homem explicara a realidade e sua participação nela. Em resumo, procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação à coesão, à harmonia natural entre os indivíduos, ao bem estar do todo social.
( EMILE DURKHEIM 1858-1917)
Durkheim é apontado como um dos primeiros grandes teóricos da sociologia, embora Comte seja considerado o pai da sociologia e tenha lhe dado esse nome. Para Durkheim o fato social é experimentado pelo indivíduo como uma realidade independente e preexistente.
Segundo Durkheim, para que o sociólogo consiga aprender a realidade dos fatos, sem distorcê-los de acordo com seus desejos e interesses particulares, deve deixar de lado suas pré noções. Toda a teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais tem existência própria e independente daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Embora todos possuem sua “consciência individual”, seu modo próprio de se comportar e interpretar a vida, podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento. Essa constatação está na base do que Durkheim chamou de “ consciência coletiva”.
A consciência coletiva não se baseia na consciência de indivíduos singulares ou de grupos específicos, mas