instituto do ceará
CCT- CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
João Victor Paiva Carlos Henrique
Instituto histórico e geográfico do Ceará
Disciplina: Fundamentos de Geografia
Profª: Denise Bomtempo
FORTALEZA-CE
22 de julho de 2014
Introdução
O Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), foi fundado em 1887 por 12 intelectuais da sociedade cearense, dentre eles, Barão de Studart, Paulino Nogueira e Antônio Bezerra.
O Instituto do Ceará é um patrimônio tombado e privado, formado por uma comissão de 40 sócios que mantém a instituição.
O instituto conta também com um acervo gigantesco de 35.000 volumes de livros.
O Instituto tem sua própria revista, que é publicada anualmente desde sua fundação. Dentre pontos importantes da entidade, destaca o memorial Barão de Studart, onde funciona um museu interativo.
Instituto do Ceará (Fonte: WWW.fortalezanobre.com.br)
A visita ao Instituto
No dia 25 de junho de 2014, a turma do primeiro semestre do curso de Bacharelado em Geografia da UECE, fez uma visita ao Instituto do Ceará.
Marinês Alves, Coordenadora Administrativa do Instituto do Ceará, falou sobre todos os seus aspectos, desde o seu inicio em 1887 até os dias de hoje, dentre esses aspectos estão inseridos, a biblioteca, o museu dedicado a Barão de Studart, os membros, a revista, dentre outros.
Foto frontal do Instituto, Localizado na Rua Barão Do Rio Branco (Fonte: WWW.fortalezanobre.com.br)
A Biblioteca
Um acervo geral de 35.000 volumes, com todo o material devidamente catalogado, incluindo toda a obra de Capistrano de Abreu, com seus 5.200 manuscritos, a biblioteca do Instituto é um tesouro, que conta detalhadamente a história do estado, desde sua fundação, através de sua revista em formato periódico.
A hemeroteca, conta 127 periódicos dos séculos XIX e XX.
Graças a tecnologia, o Instituto digitalizou os