INSTITUTO DE CI NCIAS HUMANAS relatorio final
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DO COTIDIANO
Tema: Interação das pessoas em filas.
RELATÓRIO FINAL
A observação é um instrumento muito utilizado para se obter dados e informações sobre determinado tema, assunto e comportamento, para posteriormente serem analisados e a partir daí concluir ou criar teses referentes ao objeto da observação.
Na psicologia, não é diferente. O psicólogo utiliza esta ferramenta para o auxílio da coleta de dados, objetivando resultados satisfatórios. É a partir dela que o profissional chega à conclusão do comportamento do indivíduo e qual método apropriado deve ser aplicado. Ela é base de toda investigação, e necessária para utilização do método.
Importante durante este processo é ter consciência da ausência de valores do profissional. Aquilo que crê, não deve influenciar sua profissão. Suas crenças não são os aspectos mais importantes, isto por que pode afetar a relação com o cliente. Todo comportamento profissional deve ser direcionado pelo respeito e pela ética além de ter sempre como prioridade o bem estar destes clientes.
Aquilo que para o psicólogo é importante ou relevante, devido seus valores, pode não o ser para aquele que tem sido atendido, disto surge a necessidade da imparcialidade, algumas vezes, do certo ou do errado. Estar atento ao cliente pode fazer com que a renúncia daquilo que acredita ser o ideal, prevaleça.
Durante as observações de campo, houve momentos possíveis de viver esta realidade. Observar pessoas em filas deu a oportunidade de sentir o quanto o correto nem sempre é respeitado. Casos de reclamações, pessoas preferenciais sem devida atenção ou palavrões ocorreram sem que ninguém se posicionasse a respeito. Ainda que conhecessem o comportamento apropriado, e o que deveria prevalecer em locais públicos, o homem nem sempre se manifesta em seus posicionamentos.
A falta deste posicionamento, no entanto, não significa que as pessoas não possuam suas crenças e valores, porém,