Instituições Sociais Relação entre a Família e a Educação
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a relação emtre as instituições Educação e Família, mostrando as modificações ocorridas nas mesmas e as consequências para o ser humano, enquanto protagonista de uma e outra.
A educação juntamente com as outras instituições tem passado por mudanças estruturais que ao invés de beneficiá-las tem trazido sérios problemas na sociedade.
A história nos mostra que deste o tempo do descobrimento a educação brasileira teve sua base estrutural prejudicada devido ao modo em que foi constituída.
Atualmente, a qualidade de ensino, apesar da tecnologia, foi desviada da sua verdadeira função.
Os professores não conseguem cumprir sua missão, porque os alunos estão desinteressados, indisciplinados e rebeldes. Tem suas atitudes garantidas pelo estatuto da criança e do adolescente, que deu a eles poder de agir, liberdades e comportamentos inadequados, trazendo prejuízos para a sua formação como cidadãos responsáveis e profissionais comprometidos na evolução social.
Mudou-se o método, os conteúdos, a filosofia e perdeu-se a qualidade de ensino. O que o governo quer é um política educacional de inclusão, proibindo a punição, obrigando a aprovação. Interferindo também na quantidade de dias letivos e no conteúdo.
Muitas escolas estão perdendo o controle e ficando desgovernadas, pois a sensação de impunidade comum na maioria dos jovens, já nasce dentro da escola.
E a família como se comporta perante estes problemas?
A família é a base da sociedade. É dentro dela que se aprende a cultura. Que se tem uma estrutura. Que se forma o ser humano integro.
Aos pais compete zelar e proteger até a maioridade, fornecer educação individual, proporcionar profissão, bem como castigar lhes quando necessário.
Quando a família se desestrutura a sociedade estremece. É o que está acontecendo.