INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR
NOTA = 10
AS INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR
PORTIFÓLIO 08
Russas, Novembro de 2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma breve explanação sobre instituições do Terceiro Setor.
As instituições que constitui o Terceiro Setor são as ONGs e as Fundações, as quais são fundamentais para realizar junto a população ações que o Estado por vários motivos deixam de executar.
Dentre as razões que levaram ao crescimento mundial do Terceiro Setor, encontram-se a pouca representatividade, a capacidade limitada na execução de tarefas sociais, e a falta de capilaridade por parte de órgãos governamentais, características necessárias à execução de determinadas ações, e tão típicas das modernas ONGs. Além disso, estes órgãos do governo têm dificuldade na manutenção de programas já implementados e uma morosidade no repasse de recursos que torna certas ações inviáveis.
Comentar sobre a atuação das instituições do Terceiro Setor. Máximo uma página.
Instituição é parte integrante do nome da associação ou fundação. Em geral é utilizado para identificar entidades dedicadas ao ensino e à pesquisa.
O termo “Terceiro Setor”, é de origem norte-americana, surge como conceito consolidado nos Estados Unidos em 1978, seu idealizador foi John D. Rockefeller III, já no Brasil, surgiu através da Fundação Roberto Marinho.
O inicio do terceiro setor se deu por ocasião da falência do Estado, onde o setor privado começou a ajudar nas questões sociais através de instituições. As instituições são organizações sem fins lucrativos e não governamentais as quais perseguem o bem comum atuando na esfera social pública.
De acordo com o Código Civil brasileiro os dois