instituição financeira
1. INDICES DE LIQUIDEZ
De acordo com Marion (2007) os índices de liquidez são utilizados para avaliar a capacidade de pagamento de da empresa, isto é, constituem uma apreciação sobre se a empresa tem capacidade para saldar seus compromissos.
Marion classifica os índices como: liquidez corrente, liquidez seca e liquidez geral.
Para Assaf Neto (2010) os indicadores de liquidez evidenciam a situação financeira de uma empresa frente a seus diversos compromissos financeiros .
Assaf classifica os Índices como, Liquidez Imediata, Liquidez Corrente, Liquidez seca, Liquidez Geral.
1.2 Liquidez Corrente
A liquidez corrente mostra a capacidade de pagamento da empresa a Curto Prazo, ou seja quanto a empresa tem de valores disponíveis e realizáveis dentro de um ano, para garantir o pagamento de suas dividas vencíveis no mesmo período.
Liquidez Corrente = _Ativo Circulante___ Passivo Circulante
É importante realçar , nesse momento, alguns aspectos relativos a liquidez corrente:
O primeiro é que o índice não revela a quantidade dos itens no Ativo Circulante (os estoques estão superavaliados, são obsoletos, os Títulos a Receber são totalmente recebíveis?).
O segundo é que índice não revela a sincronização entre recebimentos e pagamentos, ou seja, por meio dele não identificamos se os recebimentos ocorrerão em tempo para pagar as dividas vincendas. Assim em uma liquidez corrente igual a 2,5(aparentemente muito boa), pode a empresa estar em crise de liquidez, pois grande parte dos vencimentos das obrigações a curto prazo concentram-se no próximo mês, enquanto a concentração dos recebimentos ocorrerá dentro de 90 dias.
O terceiro, como um aspecto que contribui para o redirecionamento da liquidez Corrente, no sentido de eleva-la, é o estoque estar avaliado a custos históricos, sendo que o valor de mercado esta acima do evidenciado no Ativo Circulante. (MARION, 2007,