Instituição Escolar e Político
Na sociedade brasileira atual, notamos uma mudança de: valores, princípios, condutas e comportamentos.
Antigamente, a família brasileira era constituída por um pai, mãe e filhos, no qual o pai era responsável por trazer a comida e a mãe por educar os filhos. No entanto, observamos que os valores e os princípios, que antes eram de responsabilidade das famílias, agora passaram a ser das escolas. Isso por que são mais constantes os pais se divorciarem, mães solteiras, pais ausentes, as crianças serem criados pelas avós, uma completa desestruturação familiar.
A instituição escolar que deveria ser responsável pela formação ética do indivíduo, formação essa para exercer a cidadania de fato. Agora também é responsável por passar valores e princípios as crianças. Mas será que as escolas estão preparadas para assumir tamanha responsabilidade? O que temos percebido que o ensino brasileiro ainda não está capacitada para suprir essa necessidade. Ao menos está conseguindo formar cidadãos que se sintam realmente parte da sociedade, que saiba seus direitos e deveres. Mal está conseguindo dar uma educação de qualidade as nossas crianças. Entretanto, não devemos culpar a educação pela baixa qualidade, despreparo e a incapacitação deste. Isto é devido a instituição política.
A política no Brasil tem sua importância porque é a responsável pela nossa sociedade ser do jeito que está: pela precária condição na saúde, com a segurança desacreditada pelo povo, uma educação de baixa qualidade e constantes manifestações que tem provocado conflitos no dia a dia.
Os políticos que deveriam estar governando o país para o bem da sua nação, está dia após dia sucateando as áreas básicas da sociedade. Da mesma maneira que vem fazendo com a educação de nosso país. Investindo pouco na área: a desvalorização dos professores, os alunos desestimulados por não ter estrutura adequada para o ensino, baixa aplicação de capitais na capacitação da classe dos