Instituição de longa permanência para idosos: família, cultura e identidade
O Lar Golda Meir que tinha como objetivo abrigar os idosos da comunidade judaica, foi incorporado pela SBBIAE em dezembro de 2003 passando a se chamar Residencial Israelita Albert Einstein. Grandes reformas tanto estruturais como na atenção ao idoso foram realizadas, deixando de ser um local apenas de moradia para idosos tornando-se um local de promoção de uma vida social ativa e integrada junto a família e a sociedade. Percebeu-se a necessidade da quebra de uma visão estigmatizada de que a ILPI promove o isolamento social do idoso em relação a sua família e a sociedade;
Para a promoção da integração social do idoso alguns elementos foram observados com mais critério: o papel que o idoso ocupa na família, as questões intergeracionais, melhor comunicação do idoso com a família, quebra do tabu sobre a institucionalização e a manutenção da cultura e identidade do idoso residente.
Ações de Humanização:
O RIAE a partir de 2006 passou a promover eventos com o objetivo de manter os vínculos familiares e a identidade cultural, social e religiosa dos moradores da Instituição.
Eventos realizados: Pessach, Chanuká, Sucot, Yom Kipur, Rosh Hashaná e Purim
Estes eventos são realizados de acordo com o calendário judaico no decorrer do ano.
Os familiares e amigos são convidados a passar estas festas no RIAE junto aos residentes, através de cartas encaminhas por correio e pelo mailing.
Após a inscrição dos familiares para as festas de Pessach e Rosh Hashaná a organização dos lugares é realizada pelos profissionais do serviço social, eventos e psicologia avaliando os vínculos afetivos, de amizade e empatia entre os moradores que tem e os que não tem família, garantindo assim para todos um sentimento de pertencimento e de integração.
A equipe assistencial do RIAE (enfermagem, supervisão de cuidadores, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia) avalia os residentes no aspecto clínico das suas necessidades para que possam participar do