institucional cras
1.1 DESCRIÇÃO GERAL DO CAMPO
Centro de referência da Assistência Social (CRAS), que é uma unidade publica estatal com base municipal; integrante do SUAS; com o objetivo de prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção social básica articulação destes serviços no território de abrangência e uma articulação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social. Fica localizado no Distrito de Praia da Baleia, Itapipoca – Ce, (CRAS – BALEIA) onde foi implantado no ano de 2012 na mesma localidade, com os objetivos de ser uma referência local da assistência social; resgatando-as para que as famílias tenham condições de promover seu desenvolvimento socioeconômico além do fortalecimento de vínculos. Sua abrangência é: Distrito de Baleia, Distrito de Marinheiros, Distrito de Bela Vista. Tem parcerias com as aréas de Educação, Saúde e Socioassistencial.
Sua equipe Técnica é composta por três assistentes sociais, sendo elas: Natália Rogério Gomes, Rita Maria Neto e Ana Claudia Moura Oliveira e uma Psicóloga, Vania Maria Teles Palmela de Aguiar.
Finalidades:
Tendo como o principal Serviço ofertado, à Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Cuja execução é obrigatória e exclusiva de caráter continuado, o mesmo consiste no desenvolvimento por meio de serviços, ações e projetos socioassistenciais que visa fortalecer proteção às famílias, prevenindo o rompimento de vínculos com o propósito de garantir o acesso aos direitos sociais e a prevenção das situações de riscos, objetivando o desenvolvimento da qualidade de vida.
Objetivos:
A instituição tem o propósito de promover o acompanhamento sócios-assistênciais de famílias em determinados territórios; pontecializar família como unidade de referência fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade; contribuir para o processo de autonomia emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo; desenvolver