instinto
Ele começo o estudo da vida dos gorilas por curiosidade, mas ao conhecer mais profundamente virou paixão. Começo tirando fotos a distancia ate se dar conta que a presença da maquina os incomodava, e os limitava a se comportar a como eram realmente, conseguiram formar um vinculo tão grande a ponto de não querer voltar ao acampamento tendo-se que colocar como obrigação o seu retorno, sentia falta da presença dos gorilas, era uma necessidade.
Quando estava em África estudando os gorilas, este perdeu praticamente todo o contato com a sua família, dedicando-se somente a saciar sua vontade de aprender a viver com eles. Estava tão feliz que aos poucos foi deixando de preocupar-se com dormir na grama ou se molhar na chuva, ficando sem nada que o lembra-se da humanização.
Uns guarda bosques a traves das coisas que Ethan ia deixando à medida que aprendia a viver com os gorilas, os encontraram e atacarão matando alguns dos gorilas do seu clã. Mais ele no instinto de defender a sua família os matou, e foi levado a uma prisão para pessoas com problemas mentais em Estados Unidos.
Neste lugar o assassino mudo conhece ao Dr. Theo Caulder, que entende o silencio do “doente” como uma eleição, este no primeiro momento, não se comunica com nenhuma das pessoas que o rodeiam, inclusive pessoas da sua própria família.