instalações
Objetivos:
Verificar o funcionamento do comando de motor trifásico por contator.
Identificar, classificar e executar a montagem de um sistema de partida direta para um motor utilizando contator e seus contatos auxiliares.
Material necessário: Motor trifásico 1cv. 220V. 60Hz;
Fusíveis NH 16A com base;
Fusíveis diazed 4A com base;
Contator com bobina para 220V, 60Hz;
2 botoeiras com um botão liga/desliga;
Relé térmico com faixa de regulagem compatível com o motor;
Cabos de conexão.
PROCEDIMENTOS
Parte 1
Montagem do circuito abaixo:
Estando os contatos NF do relé térmico e do botão desliga em condição de normal, ou seja, fechados, pressionando o botão Liga teremos a alimentação da bobina do contator K1 que por sua vez irá fechar seus contatos de potência acionando o motor elétrico trifásico e ira realizar o também o fechamento de seus contatos auxiliares, neste caso o contato de selo que tem o objetivo de manter a bobina do contator alimentada. Somente será realizada a desenergização da bobina caso seja pressionado o botão desliga ou o contato auxiliar do relé térmico seja acionado (esta ultima hipótese somente ocorrerá quando houver uma falha no motor em função de sobrecarga).
Parte 2
Após a montagem do comando foi feita a ligação do motor conforme diagrama abaixo:
A finalidade deste diagrama de potência de uma partida direta é acionar o motor elétrico trifásico disponibilizando a ele 100% da tensão de alimentação fornecida pelo sistema trifásico de alimentação. Para isto se faz necessário que seja acionado o contator K1 para que este