INSTALAÇÕES SANITÁRIAS
Questão e)
10kPa = 1m.c.a.
A pressão minima deve ser praticada de modo que o equipamento desempenhe corretamente a função para a qual foi designada, variando conforme necessidade e definição de Normas e Fabricantes. Esta deve prover por exemplo, a limpeza e escoamento completo de efluentes de um vaso e a recuperação de seu fecho hídrico, ou num chuveiro, ser adequada volume a ser aquecido e posteriormente disponibilizado ao usuário.
Esta característica pode variar ou não de acordo com percepção ou análise do usuário ou ser fixada em normas cabíveis.
Questão f)
A pressão máxima estabelecida por norma é de 400kPa (40m.c.a.). Esta assim é definida como forma de proteger a tubulação contra rompimentos devido à alta pressão envolvida no conduto e também para evitar o golpe de aríete na mesma.
Questão g)
Existem dois métodos ou critérios para o dimensionamento das tubulações de água fria: Critério do Consumo Máximo Possível e Critério do Consumo Máximo Provável.
O Critério do Consumo Máximo Possível engloba e se baseia para dimensionamento na possibilidade de que todos os equipamentos ligados à uma determinada rede de alimentação sejam utilizados simultaneamente, ao mesmo tempo. É mais utilizado em locais onde este tipo de regime possa ocorrer, com utilização conjunta dos equipamentos.
Já o Critério do Consumo Máximo Provável trabalha com a hipótese de que os mesmos equipamentos de um determinado ramal pouco provavelmente sejam simultaneamente utilizados e que essa probabilidade de uso caia mais com um acréscimo de equipamentos.
Questão h)
Diâmetros de 20mm, 25mm, 32mm, 40mm e 50mm.
O Diâmetro Interno é aquele com o qual calculamos as devidas vazões e pressões de um sistema de alimentação. Já o diâmetro comercial é aquele utilizado apenas como referência para aquisição de insumos para a realização de um determinado tipo de obra, tendo assim um padrão de compra definido previamente, sem interferência nos cálculos.
Questão i)