Instalações rurais
Os alojamentos para caprinos leiteiros devem ser dimensionados para não haver desperdício de capital e a atividade consiga ser bem remunerada. As instalações para serem eficientes devem obedecer aos seguintes princípios:
- Proporcionar segurança e conforto aos animais;
- Oferecer um ambiente arejado, porém protegido de ventos e umidade;
- Facilitar o manejo dos animais e os trabalhos a serem desenvolvidos: alimentação, limpeza, desinfecção entre outros.
- Não ser de construção muito cara para garantir a rentabilidade do empreendimento.
Ela facilita e reduz a mão de obra para as tarefas diárias, favorece o manuseio do rebanho e o controle de doenças, protege e dar segurança aos animais, divide pastagens, armazena e reduz o desperdiço de alimento. Mas, sobretudo, proporciona e oferece a "zona de conforto", tão necessária ao bom desempenho produtivo dos rebanhos.
Apriscos, chiqueiros, currais, esterqueiras, salas de ordenha, silos, comedouros, bebedouros, cercas em seus diversos tipos e usos, enfim as instalações, em geral, custam caro e, por isso mesmo, merecem toda atenção quando de sua construção, considerando racionalmente suas reais necessidades e objetivos, o material a ser empregado, a sua operacionalidade e a relação Custo/Benefício de cada uma delas.
Neste contexto, as instalações e as edificações na exploração de caprinos e ovinos, tanto para produção de leite como para produção de carne e pele, têm sido objeto de elevada demanda, assumindo lugar de destaque dentro de todo processo produtivo, no mesmo nível de importância das demais áreas da produção e, como consequência, interferindo igualmente em todos os segmentos das respectivas cadeias produtivas.
INSTALAÇÕES PARA CAPRINOS
O Objetivo
O objetivo das instalações é viabilizar e facilitar o manejo geral de um rebanho caprino ou ovino, sem causar estresse aos animais, otimizando o emprego da mão-de-obra, reduzindo custos e favorecendo a produção e a produtividade do empreendimento.
A