Instalações prediais
EMPREGADOS NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
1a - Introdução
O uso da eletricidade, pelos vários setores da sociedade atual é bem elevado. A quantidade de energia elétrica empregada nas indústrias, lojas, escritórios, hospitais, residência, isto é, em qualquer área de atividade, devido ao número cada vez maior de equipamentos elétricos para os mais variados fins, exige uma preocupação constante com os meios que irão ser utilizados para transportar toda essa quantidade de energia. Então, a preocupação com a qualidade das instalações elétricas é fundamental para a segurança das pessoas. Desta qualidade também depende a integridade do patrimônio, isto é, da própria edificação e de todos os móveis e objetos nela inseridos.
A norma brasileira NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão da ABNT
(Associação Brasileira de Normas Técnicas) fornece as medidas necessárias para que a ênfase em SEGURANÇA e PROTEÇÃO, tenha sempre como objetivo principal evitar a ocorrência de sobrecarga, curtos-circuitos, choques elétricos, que são causas de muitos acidentes e de outros problemas sérios que poderão ser ocasionados devido ao mau uso da eletricidade.
Assim, nas instalações elétricas em geral, os CONDUTORES são insubstituíveis na função de transportar energia elétrica necessária ao bom funcionamento de todos os equipamentos que necessitamos.
Figura 1x
Dessa forma, os CONDUTORES das instalações elétricas devem ser de excelente qualidade e utilizados corretamente de acordo com a finalidade a que se destinam. Logo,
os
projetistas
e
instaladores
devem
seguir
rigorosamente
os
procedimentos da norma NBR 5410, uma vez que, pelo Código de Defesa do
Consumidor, são legalmente responsáveis por eventuais acidentes que venham a ocorrer em uma instalação, devido a falhas de projeto ou de execução.
1b – Conceito de condutor elétrico
É todo material que tem a propriedade de conduzir ou