instalações para gado de leite
Introdução
Antes de ingressar em qualquer atividade agropecuária, o produtor deve perseguir os seguintes mandamentos:
Conservar o meio ambiente;
Planejar tudo com antecedência;
Verificar a vocação produtiva da área;
Diversificar e integrar as atividades para aumentar rentabilidade financeira e ambiental;
Estar informado para inovar e competir com eficiência;
Analisar cuidadosamente cada situação, objetivando segurança e agilidade nas tomadas de decisões;
Formar boa equipe de trabalho;
Saber comprar e vender. Evitar intermediação.
Dentre os problemas estratégicos ligados à produção animal, as instalações podem ser responsáveis pelo insucesso do sistema produtivo, pois representam uma parcela significativa do investimento, e não sendo bem planejadas, podem causar sérios prejuízos.
A produção de leite está condicionada a alguns fatores como: AMBIENTE e MANEJO (alimentação e saúde) e ainda às INSTALAÇÕES que envolvem todo o processo produtivo.
Na construção das instalações, os fatores climáticos tais como: TEMPERATURA DO AR, UMIDADE RELATIVA DO AR, RADIAÇÃO SOLAR, VENTOS E PLUVIOSIDADE devem ser conhecidos, bem como seus efeitos sobre os animais para que a instalação não cause desconforto aos animais em seu interior, e consequentemente diminuição na produção de leite ou outro produto.
Para que um bovino de leite se mantenha confortável termicamente no interior de uma instalação, a temperatura corporal constante desse animal deve ser mantida em torno de 38,5ºC, sendo que a temperatura ambiente deve ser inferior a 20ºC e a umidade relativa do ar entre 50 e 80%. Tal combinação de temperatura e umidade relativa do ar, são raras em nossa região. Para que as instalações mantenham tais condições, é necessário observar alguns critérios construtivos a serem comentados a diante.
Instalações para bovinos de leite
1. Dados a serem levantados
Esses dados visam determinar as dimensões e