instalações elétricas
Professor: Antonio Dickson
Levantamento de Cargas Elétricas
Disciplina: Instalações Elétricas Industriais
Campus: Norte Shopping – Noite
Introdução
Nos dias de hoje é indispensável para a maior parte da população a utilização de energia elétrica. É essa energia que nos auxilia nos afazeres domésticos, nos deixa mais confortáveis em nossas casas, nos permite conversarmos com quem está distante e também nos proporciona lazer.
Mas também muitas vezes a energia elétrica pode ser perigosa se mal utilizada ou se suas conexões forem mal feitas. É para que esse tipo de problema não aconteça que existem normas para a instalação da rede elétrica.
Levantamento de cargas elétricas
Para se instalar uma rede elétrica, é necessário, além de muitas outras coisas, um levantamento de cargas elétricas do local.
O levantamento de cargas é feito prevendo a potência mínima de iluminação e tomadas a serem instaladas no local, para poder determinar a potência total prevista para a instalação elétrica.
Potência Aparente
A potência aparente é basicamente a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo, ou seja, potência é a rapidez com a qual certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que o trabalho é realizado.
Pode ser demonstrada a potência aparente como: Pa = V x A
A potência aparente tem como unidade o Volt-Ampère (VA), pois é o produto da tensão pela corrente.
Essa potência é dividida em dois grupos:
Potência Ativa:
É a parcela da potência aparente que é transformada em potência mecânica, térmica ou luminosa. É percebido o seu uso nas lâmpadas, liquidificadores, chuveiro e outros. Sua unidade é o Watt (W).
Potência Reativa:
É a parcela da potência aparente transformada em campo magnético para o funcionamento de motores e transformadores. Sua unidade é o Volt-Ampère reativo (VAr)
A relação das potências aparente, ativa e reativa pode