Instalações elétricas e telefonicas
O uso da eletricidade requer uma rede complexa de ligações que começa no poste da concessionária e termina em soquetes e tomadas. Para que tudo isso funcione direito, é necessário um projeto elétrico, elaborado por profissional especializado. Desenvolvido a partir do projeto de arquitetura, ele define os pontos de luz e eletricidade da edificação, de acordo com as necessidades de cada ambiente e considerando os aparelhos eletroeletrônicos a ser instalados, determinando o porte da instalação, estabelecendo circuitos e especificando os materiais a serem utilizados.
As instalações elétricas consomem entre 12 a 17% do custo total da construção. Assim, é importante que esse dinheiro seja bem empregado. Os principais elementos utilizados são: poste de recepção; caixa de medição; quadro geral; fusíveis e disjuntores; Diferencial Residual; eletrodutos; fios e cabos; conectores; tomadas; interruptores e outros pontos; transformadores e reatores e lâmpadas.
O projeto de instalação telefônica tem por objetivo o dimensionamento do cabeamento, bem como das caixas de distribuição associadas ao distribuidor geral. É baseado nas normas Telebrás onde são definidas as quantidades de pontos de acordo com o fim a que se destina: se predial, comercial ou industrial.
Uma vez elaborado o projeto por engenheiro habilitado, o mesmo é apreciado pela concessionária local para a necessária aprovação em confronto com a norma.
Normas Técnicas Aplicáveis
As normas técnicas são aplicáveis em todas as etapas de um empreendimento, de uma construção, de reformas, prediais e residenciais.
Abaixo segue as normas técnicas aplicáveis nas instalações elétricas e telefônicas.
|CEMIG |Normas vigentes |
|IEC |International Electrical Comission. |
|NBR-5037