Instalações elétricas em canteiros de obras
ESTHER TOMIYAMA
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS TEMPORÁRIAS EM CANTEIROS DE OBRAS
SÃO PAULO 2006
ESTHER TOMIYAMA
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS TEMPORÁRIAS EM CANTEIROS DE OBRAS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como requisito parcial para obtenção do título de especialista.
ORIENTADORA: PROF. DRA. YARA MARIA BOTTI MENDES DE OLIVEIRA
São Paulo 2006
A minha família pela compreensão do meu afastamento temporário do convívio familiar para que pudesse realizar este trabalho.
AGRADECIMENTOS
À Dra. Yara Maria Botti Mendes de Oliveira, minha eterna gratidão, por ter sido orientadora persistente que, com diretrizes seguras e muita paciência, me aceitou com todas as minhas restrições e me fez concluir este trabalho. Ao Eng. Paulo Rossi e ao Técnico de Segurança do Trabalho Diogo Bertolete França, por terem compartilhado suas experiências. À Prof. Olinda Keiko Shoyama Kawanami, que me ajudou na tradução do resumo deste trabalho.
RESUMO
As condições desfavoráveis de trabalho na construção civil, somadas à velocidade com que uma obra se realiza e o pensamento equivocado do empregador com relação ao custo aplicado em segurança, dificultam a organização do canteiro de obras. As instalações elétricas, que são obrigadas a acompanhar o ritmo desenfreado para suprir as necessidades da obra, sofrem alterações de forma precária, comprometendo a segurança dos trabalhadores. Pensando nisso, os fabricantes de materiais elétricos têm desenvolvido sistemas de instalações temporárias portáteis. O objetivo deste trabalho é de transmitir informações necessárias à realização de instalações elétricas temporárias em canteiros de obras visando a prevenção de acidentes de origem elétrica, através de medidas preventivas e de proteção contra contatos com eletricidade. Foi feito um estudo de caso, comparando e analisando registros fotográficos