Instalações eletricas
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 5
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
3.1 Energia 6
3.1.1 GRANDEZAS ELÉTRICAS FUNDAMENTAIS 6
3.1.2 Corrente elétrica 6
3.1.3 Tensão elétrica 6
3.1.4 Potencia elétrica 6
3.1.5 Resistência elétrica 6
3.1.6 Tipos de circuito 6
3.1.6.2 Circuito em paralelo 8
3.1.6.3 Tree Way 9
3.5 10
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 10
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 13
6. CONCLUSÃO 14
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS 15
1. INTRODUÇÃO
No presente relatório, serão abordadas informações sobre o referente tema, para a realização de uma instalação elétrica residencial básica, com circuito elétrico simples; circuito em série; circuito em paralelo; interruptores em paralelo (three way). Bem como, apresentaremos a forma adequada de proteção desses circuitos e os resultados e discussões obtidos com a elaboração deste experimento.
2. OBJETIVO
Realizar a montagem de uma instalação elétrica em uma bancada representando os circuitos simples, série, paralelo e three way.
Energizar e ligar todos os circuitos juntamente o professor.
Medir a tensão da corrente elétrica com os aparelhos Amperímetro, Voltímetro.
Testar o conhecimento teórico dos alunos envolvidos no experimento sobre o tema abordado para a realização das instalações;
Familiarização com a forma de uso dos materiais e ferramentas, executando todas as tarefas pertinentes.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 Energia
É um fluxo de elétrons que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial. Esta diferença de potencial chama-se tensão. A facilidade ou dificuldade com que a corrente elétrica atravessa um condutor é conhecida como resistência. Esses três conceitos: corrente, tensão e resistência estão relacionados entre si.
Os elétrons e a corrente elétrica não são visíveis, mas podemos comprovar sua existência conectando, por exemplo, uma lâmpada a uma bateria. Entre