instalações de ar condicionado split
ESCOLA TÉCNICA TUPY
CURSO TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO
INSTALAÇÕES DE CONDICIONADORES DE AR SPLIT
David Frederico Romanzini
Kleverton Jeison Grabowski
1 RC 321
TCM / Profª Juliana Aniceto
Joinville/SC
Ago/2014
Referente a instalações de condicionadores de ar split, discutiremos sobre o mercado de trabalho que está em atualização constante, relatando a concorrência desleal de profissionais não capacitados, com ênfase na formação profissional dos instaladores.
Na década passada o ramo de climatização de condicionadores de ar Split era pouco visado, pois não tinha muitos profissionais capacitados, pelo fato de ser um conforto de poucas pessoas, ou seja de valor elevado, “artigo de luxo”.
Hoje em dia o sistema está muito mais acessível, pois com a importação e exportação de materiais utilizados na fabricação e o surgimento de novas marcas de condicionadores de ar, tornou o valor mais compatível. E também devido a necessidade da climatização, relacionado ao aquecimento global.
Em relação a mão de obra na atualidade está em concorrência desleal, pois como o mercado de trabalho ainda não exige formação profissional para climatização, não se consegue adotar uma remuneração padrão. O nosso mercado precisa de uma formalização urgente, começando do cliente, levando em consideração a qualidade e garantia do serviço ao invés do preço, se isso ocorre-se melhoraria bastante a situação atual, que está desleal.
Na nossa opinião, o direito do consumidor beneficia o profissional não capacitado, fazendo as fábricas arcar com as consequências de más instalações, ressarcindo o cliente em casos de danos ao aparelho, ocasionados pelo mesmos profissionais não capacitados. Os fabricantes exigem instalações com pessoas credenciadas a marca.
O direito do consumidor, “PROCON”, deveria rever seus conceitos para validar garantia, não sendo obrigado a ser credenciado, mais