Instalações bovinos de corte
Bovinos de Corte
Amanda Pereira
Aquilles Piana
Hebert Belão
Janaína Cortez
Priscila Magalhães
Vitor Fernando
Aspectos gerais
As instalações adequadas facilitam o bom manejo do rebanho, devendo ser bem planejadas, projetadas e construídas, para contribuir positivamente na exploração pecuária. A quantidade e os tipos de instalações dependem do sistema de criação e da finalidade da exploração, havendo maior necessidade das mesmas em sistemas mais intensivos. Na pecuária de corte mais extensiva, as instalações são mais simplificadas.
Planejamento das instalações O planejamento das instalações deve considerar as características da área, tipos de solo, topografia do terreno, distribuição das aguadas e benfeitorias existentes. É importante colocar essas informações em forma de mapas, elaborados por pessoal qualificado, contendo o máximo possível de detalhes. O passo seguinte é o da construção/adequação das instalações e também deverá ser feita por profissionais qualificados, para que não ocorram falhas na implantação do projeto.
Aspectos zootécnicos das instalações:
Curral
Os componentes do curral permitem a realização, com eficiência, segurança e conforto, de todas as práticas necessárias ao trato do gado, como:
• Apartação.
• Marcação e identificação.
• Descorna.
• Vacinação.
• Embarque e desembarque.
Localização
O terreno escolhido deve estar bem posicionado em relação à sede e às invernadas, visando à facilidade de acesso e manejo. A localização no centro da propriedade, antecedendo a construção de cercas e outras benfeitorias, é a melhor opção.
Com bom planejamento, é possível garantir o fácil acesso dos animais ao curral. O local deve ser firme e seco, preferencialmente plano, não sujeito à erosão.
Dimensionamento
A capacidade total do curral é calculada, levando-se em conta a relação de 2 m2/UA. Outras benfeitorias, que devem ser construídas anexas ao curral (curralão, manga de recolhida, piquetes, etc.), além de facilitar o manejo e acesso