Instalação DHCP
Vamos a fazer a instalação do servidor DHCP, mas antes de tudo verifique se a conexão local de rede está com IP estático, pois o servidor DHCP não pode ser cliente DHCP, conforme imagem abaixo:
Agora iniciaremos a instalação do servidor DHCP, primeiramente clique Iniciar, depois Ferramentas Administrativas e por último Gerenciador de Servidores:
Na tela do gerenciador procure por Funções no menu a esquerda, clique com o botão direito do mouse e selecione Adicionar funções
Selecione na próxima tela Servidor DHCP e clique em próximo.
Clique em próximo nas duas telas seguintes
Na próxima iremos definir o Domínio e DNS do servidor DHCP. Caso esteja em um domínio este será preenchido automaticamente do contrário preencha a seu gosto. Clique em próximo.
Na tela abaixo não utilizaremos servidores WINS.
Servidores WINS mapeiam dinamicamente endereços IP para nomes de computador. Isso permite que os usuários acessem recursos usando o nome do computador, em vez do endereço IP.
Agora iremos adicionar o escopo do servidor DHCP. Como mostra a tela abaixo, será definido o Nome do Escopo, IP inicial, IP final, Mascara de Sub-rede e Gateway. Os IP’s das máquinas clientes serão definidos dentro do range de IP’s definidos no escopo abaixo, o servidor estará disponibilizando 51 IP’s, também podemos definir escopos para roteadores, impressoras etc.
Como não vamos configurar escopo para IPv6, desabilitaremos o modo sem monitoração de DHCPv6 na tela abaixo, feito isso pressione próximo.
Abaixo resumos das configurações efetuadas. Clique em Instalar e aguarde a conclusão.
Pressione Fechar.
Criamos somente um escopo com pool de 0.100 até 0.50 na instalação do DHCP, porém podemos criar mais escopos para outras sedes, e dentro destes novos escopos podemos separar os pool’s por setores, como escritório, loja etc. Os escopos não podem ter o mesmo endereços de rede. Vamos criar um para exemplificar melhor.
Em iniciar, selecione