instalação de um equipamento hidráulico
Introdução
Este manual contém descrições de instalação e manutenção das unidades hidráulicas fabricadas pela Parker Hannifin (www.parker.com.br). De um modo geral as indicações descritas neste manual podem ser utilizadas em sistemas hidráulicos de outros fabricantes.
1. Localização
O local adequado de instalação e funcionamento da unidade hidráulica contribui para a sua operação normal. Sempre que possível, deve ser instalada em local coberto, arejado, limpo, seco, num ambiente com o mínimo de impurezas suspensas no ar, e afastado de irradiação de calor.
Com isso a unidade hidráulica tem uma boa troca de calor com o ambiente e pouca possibilidade de contaminação do reservatório através do filtro de ar (respiro do reservatório).
As tampas do reservatório devem estar bem vedadas e os filtros de ar bem fixos.
Se a unidade hidráulica for trabalhar num ambiente agressivo, essas condições devem ser evidenciadas durante o projecto para avaliar a necessidade de instalação de trocadores de calor, sistema de abastecimento de óleo através de filtros absolutos, filtro de ar de maior vazão, reservatório de maior dimensão para proporcionar uma melhor troca de calor com o ambiente, pintura apropriada, etc.
2. Limpeza
Os equipamentos hidráulicos trabalham com elevadas pressões, velocidades consideráveis, e alta sensibilidade. Necessitam, portanto, de inspecção contínua do desempenho e do estado de conservação, além de ser obrigatória a limpeza. A limpeza do local de instalação do sistema hidráulico é fundamental para um bom funcionamento. Isso reduz a possibilidade de contaminação ambiental, eliminando as impurezas que penetrariam no sistema hidráulico. Como parte integrante, a limpeza deve ser estendida e praticada nas oficinas, áreas de montagem, manutenção e testes.
Estas áreas devem estar bem separadas dos locais cujas actividades envolvam serviços de soldagem, pintura e ambientes com acumulação de