Instalação de equinos
Atualmente, a criação de cavalos depende exclusivamente da qualidade das instalações utilizadas.
Para a criação de sucesso dos equinos, deve-se dispor de instalações específicas para confinamento desses animais, como baias ou boxes.
Este tipo de instalação, conhecida como estábulo, é de grande importância para o bom desenvolvimento e a manutenção da saúde dos cavalos.
Na escolha do terreno ideal, devem-se observar: o isolamento da cavalariça dos outros animais existentes na propriedade, a impermeabilidade do solo para que não haja encharcamento, em caso de chuvas. O lugar deve ser alto, se possível livre dos ventos frios, protegido por árvores e de outras variações climáticas.
Como os equinos necessitam de maior espaço individual, suas instalações diferem dos bovinos, suínos e etc. Uma baia demasiadamente pequena pode trazer desconforto aos animais e causar-lhes acidentes, e deixará de cumprir sua finalidade, prejudicando principalmente sua saúde.
Para tanto, deve-se avaliar até mesmo o tipo de cocheira, considerando-se o número de animais, a topografia do terreno, a facilidade do serviço e as questões de ordem econômica.
1 CARACTERÍSTICAS CONTRUTIVAS
As instalações de equinos, de modo geral, exigem detalhes que são peculiares como nas separações dos animais e o modo de se alimentarem.
Para as condições normais para uma cavalariça, ressalta a necessidade de boa aeração e temperatura ambiente que são feitas através de portas e janelas.
As portas devem possuir as mesmas quantidades de números de estábulos com dimensões mínimas de 2,00 x 1,20m (altura x largura).
As janelas, por sua vez, devem ter dimensões de 0,90 X 0,40 m (altura x largura) e ser situadas de 1,30 a 1,50m acima do piso para que possa entrar luz solar o suficiente dentro do abrigo. Normalmente são confeccionadas de madeira com boa resistência.
Hoje estão se usando diversos tipos de borracha ou plástico para piso. Naturalmente só terão aplicação