Instalaçoes Eletricas
Hélder Lopes
Aparelhos de protecção
Os aparelhos de protecção têm como função proteger todos os elementos que constituem uma instalação eléctrica contra os diferentes tipos de defeitos que podem ocorrer.
Os principais tipos de defeitos que podem ocorrer num circuito são:
Sobreintensidades
Sobretensões
Subtensões
2
Sobreintensidade
Se a corrente eléctrica de serviço (IB) ultrapassar o valor máximo (Iz) permitido nos condutores diz-se que há uma sobreintensidade.
Por exemplo, demasiados aparelhos ligados simultaneamente num mesmo circuito podem originar uma sobrecarga que é uma sobreintensidade em que a corrente de serviço no circuito é superior ou ligeiramente superior à intensidade máxima permitida nos condutores (IB>Iz).
Se, por exemplo, dois pontos do circuito com potenciais eléctricos diferentes entram em contacto directo entre si estamos na presença de um curto – circuito que é uma sobreintensidade em que a corrente de serviço no circuito é muito superior à intensidade máxima permitida nos condutores (IB>>Iz).
3
Aparelhos de protecção contra sobreintensidades
Para proteger os circuitos contra sobreintensidades (sobrecargas ou curto – circuitos) são usados disjuntores magnetotérmicos ou corta circuitos fusíveis que interrompem automaticamente a passagem da corrente no circuito, evitando um sobreaquecimento dos condutores que pode originar um incêndio.
4
Disjuntores de baixa tensão
Um disjuntor é constituído pelo relé, com um órgão de disparo (disparador) e um órgão de corte ( o interruptor) e dotado também de convenientes meios de extinção do arco eléctrico (câmaras de extinção do arco eléctrico).
Como disjuntor mais vulgar fabrica-se o disjuntor magnetotérmico que possui um relé electromagnético que protege contra curto – circuitos e um relé térmico, constituído por uma lâmina bimetálica, que protege contra sobrecargas. 5
Características dos