Instalar OpenVPN
Tarefa: VPN (Virtual Private Network)
Definições
Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual, é uma rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública, normalmente a Internet. Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes para conectar redes remotas, utiliza-se a infraestrutura da Internet.
VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.
Figura -Esquema de uma Rede Privada Virtual
O VPN permite que os funcionários da empresa trabalhem de casa ou de qualquer lugar com acesso à Internet, de forma segura e transparente.
Outro uso bastante comum é permitir a conexão de filiais à matriz da empresa, de forma a permitir o acesso das filiais aos arquivos e serviços disponibilizados pela matriz. Muitas empresas utilizam links dedicados justamente para fazer isso. Uma opção é, além de utilizar o link dedicado, usar um link ADSL como redundância e só conectar a VPN - pelo link ADSL - quando o link principal apresentar algum problema.
Basicamente uma VPN, pode ser feita de duas formas:
A primeira forma é, um simples host em trânsito, conecta em um provedor Internet e através dessa conexão, estabelece um túnel com a rede remota. A figura abaixo demonstra essa forma.
Figura -Conexão VPN.
Na segunda forma, duas redes se interligam através de hosts com link dedicado ou discado via internet, formando assim um túnel entre as duas redes. A figura 2 ilustra essa forma.
Figura - Conexão VPN entre duas redes interligadas.
Os protocolos utilizados no túnel virtual, são, (IPSec) Internet Protocol Security, (L2TP) Layer 2 Tunneling Protocol, (L2F) Layer 2 Forwarding e o (PPTP) Point-to-Point Tunneling Protocol. O