instabilidade macroeconômica
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Centro Socioeconômico
Departamento de Economia e Relações Internacionais
Curso de Ciências Econômicas
Trabalho sobre evidências empíricas da instabilidade macroeconômica no Brasil e na China de 1980 até 2011.
SUMÁRIO
1. Apresentação
2. Tratamento estatístico
3. Apresentação da série temporal
4. Evidência empírica e caracterização do objeto de estudo
5. Referências
APRESENTAÇÃO
Nesse trabalho mostraremos como se deu a evolução econômica da China e do Brasil, no período de 1980 a 2011, comparando o desenvolvimento de ambas. Analisando os dados, para que assim seja possível observar a diferença entre o desenvolvimento econômico de cada um dos países.
A China apresenta atualmente o segundo maior PIB, ficando atrás apenas dos EUA, e a maior média de crescimento do PIB das ultimas décadas. Mas mesmo apresentando o segundo maior produto interno bruto, acaba tento um PIB per capta muito baixo, devido a sua grande população. O grande sucesso do PIB chinês se deu principalmente ao fato de ser o país que mais exporta tecnologia de ponta, como destaque para eletrônicos, ultrapassando Estados Unidos, Alemanha e Japão.
Por outro lado, o Brasil não demonstrou uma evolução do PIB tão acentuado como a China, um dos fatores que influência nisso é o fato de que o Brasil apesar de ter desenvolvido sua indústria nesse período, continua sendo um país principalmente agroexportador. Fato esse que pode ser mostrado com o exemplo no ano de 2008, onde o Brasil vendeu US$ 11,1 bilhões em produtos de alta tecnologia, o equivalente a 3% do que a China exportou desses itens para o mundo no mesmo ano.
TRATAMENTO ESTATÍSTICO
Foi utilizado tanto o Produto Interno Bruto, quanto o Produto Interno Bruto per capta para analisar o crescimento econômico do país, juntamente com um índice com base fixada em 1980 para deixar