Inspeção veicular
EQUIPAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR
A preocupação em diminuir os índices de poluição aumenta a cada dia, e não há como deixar de citar os veículos automotores que, com o aumento regular da frota nas cidades brasileiras se tornam um dos principais vilões da atmosfera. Como medida, algumas cidades estão adotando a Inspeção Veicular obrigatória, o que força os proprietários dos veículos adotem o hábito de realizar manutenção preventivas.
Não há outra forma de o mecânico saber se os gases expelidos pelo escapamento do veículo estão dentro das normas se não por um equipamento específico já disponível no mercado, é o analisador de gases.
O analisador de gases é comercializado em diversas configurações, e pode realizar medições em motores a diesel, gasolina, álcool e GNV. Essa medição é feita diretamente pela saída do escapamento do veículo através de uma sonda, com seus resultados, é possível detectar problemas mecânicos e elétricos, podendo explicar com precisão eventuais ineficiência de funcionamento como perda de potência, falha na combustão, falhas nas faíscas nas velas, rotação de marcha lenta irregular, entre outros defeitos.
O analisador de gases permite a leitura dos seguintes gases:*
HC – Hidrocarbonetos, que é o combustível não queimado.
CO – Monóxido de Carbono, serve como indicador de mistura rica, além de ser extremamente prejudicial a saúde.
O2 – Oxigênio, que indica mistura pobre.
CO2 – Dióxido de Carbono, indicador da eficiência da combustão. Apesar de ser o grande vilão do efeito estufa, no automóvel quanto maior o valor de CO2 melhor é a combustão, consumo e aproveitamento em geral.
* Fonte: Alfatest.
No teste de emissão de gases, o primeiro passo é inserir uma sonda no lugar da vareta de óleo para medir sua temperatura, em seguida, um sensor imantado é conectado à algum ponto do motor para monitorar sua rotação, então o tacômetro é ligado à bateria do veículo. O motor do carro é posto em funcionamento e acelerado a 2500