inspeção escolar
Escrito pelo Carlos Pinheiro O que é a Classificação Decimal Universal?
Abreviada e internacionalmente conhecida pela sigla CDU (nos países de língua portuguesa), é um sistema de conceitos hierarquicamente estruturados em grandes classes, destinado à classificação do conhecimento e dos suportes físicos do seu registo, a que denominamos genericamente documentos: livros, folhetos, revistas, discos, fitas de áudio, discos fonográficos convencionais, discos "laser", etc. Permite reagrupar todas as referências relativas a um determinado assunto e, posteriormente, localizar rapidamente essa documentação. Graças à sua notação normalizada facilmente utilizável é aplicada universalmente, embora com maior relevância na Europa. Qual a vantagem de utilizar a CDU?
Se todas as bibliotecas escolares, desde os primeiros níveis de escolaridade, adoptarem este tipo de classificação, os alunos estarão aptos a utilizar qualquer biblioteca em qualquer local e em qualquer altura da sua vida, independentemente do país em que se encontrem, visto ser um sistema compatível com quase todas as línguas escritas, diminuindo as dificuldades linguísticas e facilitando a troca de comunicação. Qual a origem da CDU?
A ideia de representar o conhecimento a partir da sua divisão em base decimal para criação de um sistema de classificação bibliográfica já se encontrava presente no sistema que deu origem à CDU, a classificação Decimal de Melvil Dewey (1851-1931), cuja primeira edição data de 1876. O próprio Dewey ter-se-ia inspirado em trabalho do físico André Marie Ampère que, no século anterior, já empregara notação decimal como código de classificação de documentos. O sistema de Dewey foi, ao longo dos anos, sofrendo alterações, adaptando-se às mudanças sociais e científicas. A CDU é gerida hoje em dia por uma organização denominada "UDC Consortium" (La Haye-Holanda) que reagrupa os diferentes editores da CDU de cada país, editando versões revistas, completas ou mais