Inspeção de Empilhadeiras
1- Realize/abra o check list diário de seu equipamento. Certifique-se que tudo está funcionando perfeitamente antes de iniciar o turno. Se no decorrer do turno perceber que algo está errado, pare a empilhadeira na oficina e deixe os profissionais realizarem os reparos. Anote no check list esta ocorrência, isto é a sua garantia de que se preocupou em consertar o equipamento.
2- Um ponto a sempre ser observado numa empilhadeira a GLP, é o perfeito estancamento do registro existente no botijão de GLP. Pois em caso de um vazamento por rompimento da mangueira de gás por exemplo, uma das medidas de contenção imediata, é fechar este registro. Uma maneira de testar seu funcionamento, é deixar o motor funcionando em marcha lenta e fechar completamente este registro. Dentro de aproximadamente 4 a 5 minutos o motor deverá se desligar por falta de gás, se isso acontecer, fique tranquilo, o registro está ok. ( Já tive casos de rosquear o registro até o final, e mesmo assim não conseguir estancar a passagem de gás. )
3- Certifique-se da execução periódica de manutenção preventiva e preditiva da a empilhadeira e também da periódica verificação das condições de conservação e funcionamento do botijão de GLP. Caso encontre alguma anomalia, solicite que a empresa responsável por este botijão repare-o ou troque o mesmo.
4- Se você perceber algum odor característico do GLP, leve imediatamente o veículo para a oficina, e peça que a equipe de manutenção realize um teste de vazamento em todo o circuito por onde passa o GLP. Este teste pode ser feito utilizando-se um copo com água e detergente diluído, onde com a ajuda de um pincel, o mecânico irá pincelar a água com o detergente em todas as uniões, conexões, engates, canos, mangueiras etc. Este pincelamento criará uma espuma em torno do local escolhido, sendo que esta espuma não pode gerar bolhas crescentes, se surgirem bolhas que aumentam de tamanho, é porque ali existe um vazamento.
5-