Inspeçao de segurança
TODOS NOS SABEMOS QUE NA NOSSA PROFISSÃO A NOSSA PERCEPÇÃO TEM QUE ESTAR ALEM DOS LIMITES POSSIVEIS,NÓS TRABALHAMOS COM A PREVENÇÃO DE POSSIVEIS RISCOS DE ACIDENTES, POR ISSO É MUITO IMPORTANTE SABER ANÁLISAR CORRETAMENTE OS AMBIENTES DE TRABALHO.
"A definição de risco mais comumente encontrada nos dicionários (pesquisa realizada em www.dictionary.com) é "exposição à chance de perdas ou danos".
O conceito de risco é um produto da incerteza dos eventos futuros e é parte de todas as atividades. Toda oportunidade de sucesso sempre carrega consigo uma possibilidade de falha, cabendo a cada um avaliar a relação risco versus retorno e determinar se estar sujeito a esta perda vale a pena, se este evento é muito grave , ou ainda se o procedimento para a mitigação não oferece um retorno satisfatório.
Um exemplo que ilustra este conceito é a oportunidade de sairmos de casa para trabalhar. Embora estejamos sujeitos a vários riscos, como assaltos, acidentes e outros problemas, a possibilidade da ocorrência de algum destes eventos, quando comparada ao retorno oferecido pela oportunidade (receber um salário e ter recursos para o próprio sustento e diversão) e aos riscos associados ao seu não aproveitamento, geram uma relação risco x retorno favorável para que as pessoas, na maioria dos casos, optem por ir trabalhar.
Por mais controlada e precisa que seja a execução de uma atividade, sempre existe o risco, mesmo que muito remoto, de algo dar errado. Este fato decorre do grande número de variáveis que podem influenciar no resultado final e da sua natureza muitas vezes imprevisível. A partir desse cenário, torna-se necessário aprender a conviver com riscos, balanceando as possíveis conseqüências negativas ou estratégias para a mitigação das perdas.
Inspeção de Riscos
As instalações estão sujeitas a modificações que agravam seus riscos operacionais, além disto a falta de análise de risco de projeto