inspector de equipamentos
Um grande número de diferentes processos utilizados na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas é abrangido pelo termo SOLDAGEM. Classicamente, a soldagem é considerada como um método de união, porém, muitos processos de soldagem ou variações destes são usados para a deposição de material sobre uma superfície, visando a recuperação de peças desgastadas ou para a formação de um revestimento com características especiais.
Algumas definições de soldagem são:
"Operação que visa obter a união de duas ou mais peças , assegurando, na junta soldada, a continuidade de propriedades físicas, químicas e metalúrgicas".
"Operação que visa obter a coalescência localizada produzida pelo aquecimento até uma temperatura adequada, com ou sem a aplicação de pressão e de metal de adição." (Definição a adotada pela AWS - American Welding Society).
“Processo de união de materiais baseado no estabelecimento, na região de contato entre os materiais sendo unidos, de forças de ligação química de natureza similar às atuantes no interior dos próprios materiais.”
Embora a soldagem, na sua forma atual, seja um processo recente, com cerca de 100 anos, a brasagem e a soldagem por forjamento têm sido utilizadas deste épocas remotas. Existe, por exemplo, no Museu do Louvre, um pingente de ouro com indicações de ter sido soldado e que foi fabricado na Pérsia, por volta de 4000 AC. A tabela 1.1 mostra um resumo do histórico da soldagem.
Tabela 1.1. resumo cronológico da história da soldagem
1801
Sir Humphey Davis descobre o fenômeno do arco elétrico
1836
Edmund Davy descobre o Acetileno
1885
N. Bernardos e S. Olsewski depositam patente do processo de soldagem por arco elétrico
1889
N.G. Slavianoff e C. Coffin substituem o eletrodo de grafite por arame metálico
1901
Fouché e Picard desenvolvem o primeiro maçarico industrial para soldagem oxiacetilênica
1903
Goldschmidt descobre a solda aluminotérmica
1907
O. Kjellberg deposita a