Inserção dos recursos tecnológicos
Curso: Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental
Disciplina: Sociologia
Data: 06/11/2010 Entrega até o dia: 16/11/2010
Professor Responsável: Maria Thereza Rímoli
Módulo: II
Avaliação: O materialismo histórico de Karl Marx
Valor da Atividade: Não é avaliativa. A resposta será publicada no material de apoio.
Objetivo: Leitura e interpretação de texto. O texto abaixo foi escrito por Karl Marx no Prefácio da Contribuição à crítica da economia política, (São Paulo: Martins Fontes, 1977, p. 23.).
A partir do texto (a resposta deve ser embasada no texto selecionado), explique como Marx compreendia o desenrolar histórico, isto é, qual a sua idéia acerca das transformações históricas e da evolução histórica, a qual ocorreria desde a antiguidade.
“Nas minhas pesquisas cheguei à conclusão de que as relações jurídicas – assim como as formas de Estado – não podem ser compreendidas por si mesmas, nem pela dita evolução geral do espírito humano, inserindo-se pelo contrário nas condições materiais de existência de que Hegel, à semelhança dos ingleses e franceses do século XVIII, compreende o conjunto pela designação de “sociedade civil”; por seu lado, a anatomia da sociedade civil deve ser procurada na economia política. (...) a conclusão geral a que cheguei e que, uma vez adquirida, serviu de fio condutor dos meus estudos, pode formular-se resumidamente assim: na produção social da sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto destas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a