Inserção do Aluno na Vida Academica
A Avalição de ensino foi feita para diagnosticar, redefinir metas e acertar rotas para manter a missão da Universidade de proporcionar um ensino de qualidade. É uma exigência legal do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Como foi aplicado o método de Avalição de Ensino na Puc Campinas?
Foi criado em 2006, pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), um grupo de trabalho que criou um método de avaliação para os professores e para os alunos. Tal método é dividido em quatro dimensões :
* A dimensão A que se divide em três partes, contendo:
-Avaliação das condições para realização das atividades docentes
-Avaliação do envolvimento do docente com a Universidade
-Avaliação de atividades docentes referentes a estágios e Trabalho de Conclusão de Curso.
* A dimensão B que consiste em Avaliação do discente - características acadêmicas dos alunos;
* A dimensão C que consiste em Avaliação do docente – características da prática docente
*A dimensão D que visa Avaliação do Gestor – Diretores das Faculdades.
Como funciona a Avaliação de Ensino?
Essa avaliação é feita semestralmente por alunos e professores. Os alunos respondem a algumas questões e ao final encontram um espaço para dissertar suas “críticas” à mão livre. Já os professores avaliam tanto os discentes como a universidade, através de considerações sobre as condições para realização das atividades , o envolvimento com a Universidade, atividades relacionadas as estágios e trabalhos de conclusão de curso.
Como são utilizados os resultados das Avaliações?
Os resultados são avaliados em reuniões que contem o PROGRAD , direções de centro, a direção da faculdade, grupo de pedagogos, integradores acadêmicos de graduação, membros dos conselhos e/ou de docentes e alunos.