Inserção de pne em concursos públicos
O presente documento apresenta o pré-projeto para desenvolvimento de um artigo com foco nas políticas de inserção de pessoas com deficiência no serviço público, dentro da área de gestão de recursos humanos nas instituições públicas. Especifica as etapas, requisitos, justificativas e objetivos gerais e específicos para levantar informações e a base de conhecimentos necessários para um artigo que busque compreender melhor as práticas das instituições públicas na implementação dos requisitos do Decreto nº3.298, de 20/12/1999 em algumas instituições públicas estabelecidas em Curitiba, no âmbito dos governos federal, estadual e municipal.
1.1. JUSTIFICATIVA tem como enxugar mais … não precisa ser longa, precisa ser boa...
Tendo como alvo instituições públicas situadas na cidade de Curitiba, PR, o artigo em projeto pretende estudar as formas que estes entes governamentais utilizam para atender a legislação pertinente ao tema da inclusão de pessoas com deficiência, manifestado através dos seus editais de concurso público.
Com a implantação da política de cotas para ingresso nas instituições públicas e privadas para ingresso das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, surgem indagações quanto a aplicação da lei na prática, pois mesmo havendo legislação que disciplina o tema, há diferentes entendimentos que levam a diferentes práticas. Estas diferentes práticas podem consignar diferentes formas de oportunizar acesso às pessoas com deficiência, algumas mais justas e outras menos justas, podendo levar a segregação entre as próprias pessoas com deficiência.
Embora não tenha como objetivo principal indicar qual a melhor prática, o artigo poderá fornecer subsídios para o aprofundamento futuro do tema, em busca de uma compreensão mais adequada e justa sobre os critérios utilizados no que diz respeito ao quantitativo de vagas, precedência de direito à nomeações, critérios de classificação e convocação, enfim, as especificidades que envolvem um