INSEGURANÇA PUBLICA
Disciplina: Administração
Tutor: Prof. Dr. João Luiz de Souza Lima
Aluna: Magda Cristina Monsani
RA: 1110271 Data da Entrega : 18/03/2013
INSEGURANÇA PÚBLICA
1
Resumo
A publicação relata um caso de assassinato de três adolescentes, ocorrido
em São Vicente, no litoral de São Paulo, cometido pela polícia militar no carnaval de
1999. Tomando esse fato como ponto de partida, o referido caso focaliza a situação, criada a partir da ditadura militar, da existência de duas polícias, uma civil e outra militar. Esta situação tornou-se, ao longo dos anos, um exemplo de desperdício de recursos públicos, agravado pela tendência da polícia militar de valorizar mais a hierarquia e as atividades voltadas para si mesmas, do que a prestação de serviços à população. Em seguida, a publicação faz referência ao episódio da Favela Naval, também em São Paulo, em que uma guarnição da mesma polícia foi filmada cometendo arbitrariedades. Os casos relatados demonstram a violência policial no contexto da violência na sociedade brasileira.
2
Análise da Leitura
Tornou claro o conceito de pensamento sistêmico e procurou caracterizar a
organização da segurança pública como um exemplo de problema que carece de tratamento sistêmico. Gerou ainda a exposição de idéias sobre a inexistência de unidade de comando das organizações policiais no Brasil e suas desvantagens para a população e também a respeito da necessidade de unificação e desmilitarização das organizações policiais no Brasil.
3
Respostas das questões
3.1.
Explique, usando o enfoque sistêmico, as principais variáveis que
produzem a violência na sociedade brasileira.
Além de ser um constrangimento físico ou moral, a violência é um ato vergonhoso que acontece diariamente, em todos os lugares do Brasil e do mundo.
Ninguém sai mais à rua seguro de que vai voltar ao seu lar, muitas pessoas morrem e deixam famílias em sofrimento,