Insegurança no mercado de trabalho
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSEGURANÇA NO MERCADO DE
TRABALHO - DESEMPREGO
CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO.
Aline Gava
Andre Amaral
Franciely Santos
Rafaela Repessold
Vilhena/RO, 2014
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Aline Gava
Andre Amaral
Franciely Santos
Rafaela Repessold
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Campus Vilhena
Vilhena /RO 2014.
III REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Terceira Revolução Industrial tem início na década de 1970, tendo por base a alta tecnologia, a tecnologia de ponta (HIGH-TECH). As atividades tornam-se mais criativas, exigem elevada qualificação da mão de obra e têm horário flexível. E uma revolução técnico-científica, tendo a flexibilidade do toyotismo. (COMPUTADORES)
As características do toyotismo foram desenvolvidas pelos engenheiros da Toyota, indústria automobilística japonesa, cujo método foi abolir a função de trabalhadores profissionais especializados para torná-los especialistas multifuncionais, dando lugar a globalização.
CAPITALISMO
O regime capitalista tende a produzir exclusão e desigualdades sociais e a polarizar a sociedade entre ricos e miseráveis. É aceita implicitamente a avaliação de Marx, para quem os capitalistas, buscando lucros e premidos pela concorrência, constantemente incorporam inovações tecnológicas que dispensam a mão de obra.
As políticas econômicas mostram-se agora incapazes de assegurar o pleno emprego e a concorrência internacional torna-se aguda. Diante das tendências globalizantes, os mecanismos tradicionais de regulação tornam-se inoperantes e a concorrência ganha novos graus de liberdade.
PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO
O processo de industrialização decorrente no mundo assume a forma de uma crescente ampliação da insegurança do trabalho que, por sua