inrigacao

346 palavras 2 páginas
TRABALHO

CULTIVO DO ALGODAO NA ÍNDIA
COMPARAÇAO DO BRASIL PARA A ÍNDIA

Acadêmica: Rosana C.F. Galindo- 2010.011.43.401

A indústria de algodão é uma das mais poluentes do mundo. A Índia é o segundo maior produtor mundial, depois da Turquia. O algodão ocupa 5% da terra cultivada, mas é responsável por mais de metade do total de pesticidas usados. A revolução verde, nos anos 60, introduziu novas sementes híbridas, muito dependentes de fertilizantes e pesticidas. O uso excessivo de químicos diminuiu os lençóis freáticos, envenenou as nascentes e afetou a fertilidade da terra.
Comparação:
No Brasil a diferença do uso de agrotóxico na lavoura de algodão é um pouco mais acessível do que na índia. Pois no Brasil é proibido o uso de alguns pesticidas, e na Índia o uso é liberado.

O uso indiscriminado de agrotóxicos ao longo dos anos tem provocado o acúmulo de resíduos de compostos químicos nocivos na água, no solo e no ar. É esse o resultado da alta dependência de insumos químicos usados no controle de pragas, doenças e invasoras nas lavouras para garantir índices de produtividade que proporcionem retorno econômico à atividade.
O Estado de São Paulo ocupa a 1ª colocação no país no quesito consumidor de agrotóxicos. O mesmo acontece com a questão da produção: 80% dos agrotóxicos produzidos no país são fabricados no Estado de São Paulo. No país todo são aplicados, aproximadamente, 3,2 kg de ingredientes ativos de defensivos por hectare, o que o faz ocupar a décima posição em um ranking liderado pela Holanda, que consome aproximadamente 10 kg de agroquímicos por hectare. Há estudos em que o Brasil aparece n 5a colocação mundial.

Na Índia

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) alertou hoje (30) os países em desenvolvimento na América Latina, na Ásia e na África para que proíbam o uso de determinados tipos de agrotóxicos considerados “altamente perigosos”. Entre as recomendações, está o

Relacionados

  • portfolio
    642 palavras | 3 páginas
  • Turismo
    8254 palavras | 34 páginas